Slots 777

Atendendo às diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, o PROSUB foi criado com a proposta de ampliar a estrutura nacional de defesa, incorporando à força naval quatro submarinos convencionais e um  com propulsão nuclear, a serem fabricados no Brasil, com transferência de tecnologia de parceiros externos. O programa inclui ainda a construção de uma base naval e de dois estaleiros para apoio à operação dos novos meios.

Apenas cinco países no mundo constroem e operam submarinos com propulsão nuclear - Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China. Destes, o único que concordou em transferir tecnologia ao nível requerido e capacitar os brasileiros a projetar e construir submarinos foi a França.

No que se refere especificamente à área nuclear, no entanto, não há troca de conhecimentos. Toda a tecnologia nuclear para o PROSUB está sendo desenvolvida no Brasil, por meio do Programa Nuclear da Marinha (PNM), nas instalações do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

O PROSUB é gerenciado pela Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), que tem o objetivo de dirigir e executar:

 

  • o projeto e a construção dos Estaleiros e Base Naval (EBN) e da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), ambas instalações sediadas na cidade de Itaguaí (RJ), sendo que a última está em plena operação.

 

  • a construção de quatro submarinos com propulsão convencional (S-BR).

 

  • o projeto e a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN-BR), sendo que o desenvolvimento da planta propulsora nuclear está sob responsabilidade da Marinha.

 

 

Slots 777 Mapa do site