Slots 777

05/11/2020
 


Área em que foram realizados testes do sistema de acústica submarina
 
O Capitão de Corveta Fabio Barbosa Louza publicou, em 17 de setembro, um artigo sobre Comunicações Acústicas Submarinas com Baixa Probabilidade de Detecção, na revista científica “The Journal of the Acoustical Society of America - Express Letters (JASA-EL)”. O JASA-EL é um jornal destinado a disseminar, de forma célere e aberta, resultados importantes de pesquisas científicas e discussões técnicas em todos os campos da acústica, após submetidos à criteriosaanálise e avaliação por pesquisadores internacionais.
 
OCapitão de CorvetaLouza,queatualmenterealizaoCurso de Doutorado na Universidade do Algarve, em Portugal, e o ProfessorDoutor Harry DeFerrari, Prof. Emérito da Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science (Universidade de Miami), foram os autores dotrabalho acadêmico em destaque, intitulado “Superimposed training low probability of detection underwater communications”.A pesquisa,que segue em linha com o estado da arte no que se refere às comunicações acústicas submarinas, foi desenvolvida com a colaboração de pesquisadores do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), eo apoio do ProfessorDoutor Sérgio Jesus, Prof. Catedrático da Universidade do Algarve e ex-pesquisador do NATO Underwater Research Centre.
 
Essa modalidade estratégica de comunicação tem como objetivo principal manter a capacidade furtiva de submarinos, enquanto se comunicam com outras estações, como meios de superfície ou outros submarinos. Além disso, permite reduzir a poluição acústica e subsequentemente o impacto sobre a vida marinha, por utilizar sinais de baixa potência. Alinhada com os objetivos do projeto de Comunicações Submarinas, em desenvolvimento no IEAPM, a pesquisa publicada tem potencial emprego nos atuais e futuros meios operativos da Marinha do Brasil (MB).
 


Central de controle do sistema no Laboratório de Acústica no IEAPM
 
O IEAPM é uma Instituição Científica e Tecnológica de referência no Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha na execução de pesquisas, desenvolvimentos, inovações e serviços tecnológicos na área de Ciências do Mar, contribuindo para a ampliação do conhecimento e a eficaz utilização do meio ambiente marinho, consentâneo aosinteresses da MB e do desenvolvimento socioeconômico do País.
 
O artigo pode ser acessado na página oficial da revista: https://www.bare-bottom-spankings.com
Slots 777 Mapa do site