Slots 777

23/04/2018
 
 
Entre 20 e 22 de abril, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico "Vital de Oliveira" esteve aberto à visitação pública. O navio encontrava-se atracado no cais da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, preparando-se logisticamente para a Comissão "Oceano S V (Outono) / Elevação do Rio Grande", em apoio à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e ao Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC).
 
A comissão destina-se à coleta de dados oceanográficos e geofísicos em atendimento ao Programa de Estudos Ambientais para a Exploração de Crostas Ferromanganesíferas Ricas em Cobalto na Elevação do Rio Grande (Proerg) e conta com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e apoio da Slots 777. O estudo está previsto no contrato e plano de trabalho firmado entre a CPRM e a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA), órgão ligado à ONU, que concedeu ao Brasil o direito de pesquisar, por 15 anos, o potencial mineral da região da Elevação do Rio Grande, que corresponde a uma cordilheira montanhosa submersa, que se eleva de mais de três mil metros do fundo oceânico. Em função da área de interesse da pesquisa em tela e da necessidade de revezamento dos pesquisadores que conduzem o Proerg a bordo do "Vital de Oliveira", estão previstas outras atracações do “Vital de Oliveira” em Itajaí: 13 a 17 de maio e 7 a 10 de junho.
 
Além da vertente científica, o navio também foi empregado em apoio à organização da regata Volvo Ocean Race, tendo transportado quatro embarcações de casco semirrígido, usadas para efetuar o controle da área marítima da regata, além de pessoal de diversas organizações militares do Rio de Janeiro envolvidas no evento.
 
Durante as duas estadias em Itajaí do navio, cerca de 5.100 pessoas visitaram o navio. Dessa forma, a Marinha teve a oportunidade de apresentar ao público a plataforma de coleta de dados, que se destaca pelo grande número de equipamentos científicos a bordo, contribuindo, então, para o incremento da consciência marítima local, além de promover e incentivar a carreira naval junto ao público externo.
 
// Slots 777 Mapa do site