Slots 777

22/02/2017

 

Palestra sobre uso do colete salva-vidas realizada pela Capitania Fluvial de Santarém

 

O Comando do 4° Distrito Naval (Com4ºDN), por meio das Capitanias dos Portos da Amazônia Oriental, do Amapá, do Maranhão, do Piauí, e Fluvial de Santarém concluíram a Operação Verão 2016-2017, com resultados positivos.

Durante as ações, que aconteceram de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, foram inspecionadas 9.184 embarcações, notificando 229 e apreendendo 43. Ao todo, o Com4ºDN mobilizou 274 militares, 25 embarcações e 17 viaturas.

O objetivo principal de toda a Operação foi o de intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário em áreas de maior concentração de embarcações. A iniciativa buscou minimizar a possibilidade de ocorrências de acidentes no litoral, rios e lagos da área sob jurisdição do Com4°DN.

Desde o início, as Capitanias dos Portos subordinadas ao Com4°DN promoveram campanhas de conscientização para criar maior comprometimento dos condutores em relação ao uso do colete salva-vidas e à segurança da navegação, além de terem realizado palestras em colônias de pescadores, entidades náuticas e marinas.

Atenção especial foi dada à conscientização em relação a acidentes com embarcações de esporte e recreio, como as lanchas e motos aquáticas (jet ski), assim como ao acidente conhecido como escalpelamento, em que o cabelo de pessoas (principalmente mulheres e crianças) é arrancado ao enroscar-se nos eixos propulsores descobertos dos motores das embarcações de pequeno porte.

 

 

Abordagem pela equipe de Inspeção da Capitania dos Portos do Maranhão

 

Militares da Capitania dos Portos do Piauí distribuindo fôlderes para proprietário de embarcação
 
// Slots 777 Mapa do site