Slots 777

08/03/2017

 

Atletas da Marinha que participam da competição

 

A cidade de Porto Alegre (RS) sedia, desde 5 de março, a IV Copa Brasil de Vela e a II Copa Brasil de Vela Jovem. O evento conta com 12 atletas integrantes do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), entre eles: Martine Grael e Kahenna Kunze, campeãs olímpicas nos Jogos Rio 2016, na classe 49er FX; Isabel Swan, atualmente na classe Nacra, medalhista de bronze nos Jogos de Pequim 2008; e o gaúcho Geison Mendes, atual campeão sul-americano da classe 470.

As regatas tiveram início no dia 6 de março, em três raias estabelecidas no rio Guaíba, entre os clubes Jangadeiros e Veleiros do Sul, que dividem a sede do campeonato. Os velejadores da Marinha competem nas seguintes classe: Laser Standart,Laser Radial,Finn, 470, 49er e Nacra 17.

A principal atração do campeonato é a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, que estreiam na competição da classe 49er. Sem adversárias, as campeãs olímpicas disputam na categoria masculina e, para elas, será um novo desafio, pois o barco de maior porte exige mais força física. “Essa é primeira vez que competimos nessa classe, temos uma boa expectativa, principalmente pelo aprendizado e experiência. Se ventar pouco acredito que teremos alguma chance”, explicou Khaenna.

Além da experiência, as atletas buscam também motivar os jovens que estão iniciando no esporte. A dupla disputa na mesma raia de outro grande nome da Vela, o supercampeão Robert Scheidt, que fará sua primeira competição no Brasil na sua nova classe, ao lado de Gabriel Borges, que faz parte da equipe da Marinha.

Outra grande aposta do PROLIM é o gaúcho Geison Mendes, que acaba de conquistar o tetracampeonato sul-americano de Vela Classe 470, e conhece muito bem o rio Guaíba por ser do Clube Veleiros do Sul e treinar em Porto Alegre (RS). “Esperamos um belo campeonato, pois a previsão é de bons ventos”, disse.

O evento será seletivo para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017. Os atletas vencedores da IV Copa Brasil de Vela e os velejadores sub-23 mais bem classificados, nas suas respectivas classes, passarão a fazer parte do plano de investimento da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para participação nas principais competições internacionais deste ano.

CPPA presta apoio

A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) participa do evento por meio da fiscalização do tráfego aquaviário e das normas de segurança da navegação. Na noite do dia 5 de março, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior, esteve presente na abertura da IV Copa Brasil de Vela e a II Copa Brasil de Vela Jovem, que aconteceu no Clube Jangadeiros.

 

Solenidade de abertura dos jogos, no Clube Jangadeiros, em Porto Alegre (RS)

// Slots 777 Mapa do site