O SimNav tem como finalidade principal contribuir de forma efetiva para o adestramento de oficiais de Náutica da Marinha Mercante na operação de um ECDIS (sistema de navegação que atende aos requisitos da IMO). Será instalado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Também será útil para o adestramento dos oficiais da Armada que trabalham a bordo de navios da MB. Este será o primeiro simulador nacional de Navegação Eletrônica, aderente a Standards of Training Certification and Watchkeeping (STCW) da IMO, similar aos mais modernos disponíveis no mercado.
O treinamento em simuladores permite preparar melhor e mais eficientemente os alunos, bem como possibilita redução significativa de recursos financeiros e tempo, pois o adestramento diretamente em navios tem custos elevados. Os alunos quando vão para bordo, após passarem pelo adestramento nos simuladores, já vão com uma bagagem de conhecimento elevada.
O SimNav está sendo projetado utilizando como base o SSTT 3 e CISNE (ambos desenvolvidos pelo Grupo de Sistemas Digitais do IPqM) e Simulador de Passadiço (desenvolvido pelo CASNAV). Isto, além de diminuir os custos do projeto, reforça o uso de tecnologias já desenvolvidas pela MB e promove a independência tecnológica nesta linha de pesquisa.

