Slots 777

      A história do Farol Maceió teve início no ano de 1827, quando o Tribunal da Junta de Comércio remeteu ao Presidente da Província de Alagoas a planta e o desenho de um farol, projetado para atender ao Porto de Jaraguá, podendo o mesmo ser aproveitado em qualquer outro local. Para uma cidade essencialmente portuária, a construção de um farol significava um avanço substancial para a economia agroexportadora alagoana do século XIX.
      Com a aprovação do projeto, em 2 de março de 1830, iniciou-se o aterro sobre o recife do Porto de Jaraguá onde seria construído o farol, porém as obras foram interrompidas três anos mais tarde e em 1834, Bento Ferreira Guimarães doou ao Governo Imperial um terreno no Alto da Jacutinga, para construção do farol e residências para faroleiros.
      A construção do Farol Maceió somente teve início em 2 de dezembro de 1851, em 1853, foi encomendada a aquisição, junto à Legação Imperial em Londres, de um aparelho luminoso francês Henry-Lepaute, com intensidade luminosa suficiente para alcançar 20 milhas náuticas, aproximadamente 37 Km.
      O Farol Maceió foi inaugurado no ano de 1856, e o local onde fora construído passou a ser conhecido como “Alto do Farol”, posteriormente dando origem ao nome do bairro do Farol, se tornando um marco para a história da cidade.
      Em 1937, o Farol Maceió passou a ser alimentado por luz elétrica, tornando-se pioneiro neste fato no Brasil.
      Em maio de 1949, a ocorrência ininterrupta de 70 horas de chuvas torrenciais provocou o desmoronamento parcial do morro da Jacutinga que provia sustentação ao terreno onde fora construído o farol, causando danos irreparáveis.
      O Ministério da Marinha decidiu que seria construído um novo farol em terreno doado pelo Governo do Estado, preservando a mesma lanterna e aparelho luminoso originais.
      O atual Farol Maceió, uma torre de alvenaria de 26 metros de altura, 68 metros de altitude, pintada de branco com losângulos pretos, lâmpada de vapor multimetálico 220V/70W, lanterna rotativa BBT de 3ª ordem com 12 focos com setores branco com alcance de 43 milhas náuticas e encarnado com alcance de 36 milhas náuticas, foi inaugurado em 29 de maio de 1951.
      Em 30 de dezembro de 2005 de acordo com a lei municipal nº 5.486, o Farol Maceió foi considerado Unidade Especial de Preservação Cultural (UEP) pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió (SEMPLA), por intermédio de sua Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural.

Dados Técnicos do Farol de Maceió
Número de Ordem: 1364
Posição: Lat. 09º 39,37’S | Long. 035º 43,55’W
Característica: Lp Alt. BE
Período: 20 segundos
Fase Detalhada: B. 1.0 - Ecl. 9.0 | E. 1.0 - Ecl. 9.0<
Altitude: 68 metros
Alcance Luminoso: B 43 milhas | E 36 milhas
Alcance Geográfico: 21 milhas
Altura:26 metros
Descrição:Torre troncônica de concreto armado, com losangos pretos e brancos.
 

Slots 777 Mapa do site