Slots 777

 

 

No ano de 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi decretada a criação dos Comandos Navais, tendo sido Salvador designada para sede do Comando Naval do Leste. A denominação de Comando Naval do Leste foi mantida até 1945, quando passou a ser "Comando do 2º Distrito Naval" (Com2ºDN), que permanece até hoje.

Após algumas mudanças de endereço, a 07 de junho de 1973, o Comando do 2º Distrito Naval estabeleceu-se nas instalações da extinta Escola de Aprendizes Marinheiros, situada à Av. das Naus s/n – bairro do Comércio, onde funciona atualmente.

O 2ºDN, a exemplo dos demais Distritos, é subordinado diretamente ao Comando de Operações Navais (ComOpNav).

Sua área jurisdicional abrange aproximadamente 590 mil km2, que engloba os territórios dos Estados da Bahia e Sergipe, e 2,7 milhões de km2 de área marítima, tendo 1.263 km de litoral, em confrontação com o Oceano Atlântico.


 

O 2º Distrito Naval é o órgão do Comando da Marinha que se destina, prioritariamente, na sua área de jurisdição, a:

a) Controlar o tráfego marítimo;

b) Coordenar e prover apoio logístico às Forças em Operações;

c) Propiciar a defesa da área em cooperação com os órgãos competentes do Exército e da Aeronáutica (Defesa dos Portos e Patrulha Naval); e

d) Realizar o socorro marítimo.

 

 

 

 

Fotos Históricas do Comando do 2º Distrito Naval

 

 

 

Etapas da construção do prédio do COMANDO DO 2º DISTRITO NAVAL em 1940.

 

 

 

 

                                                

Prédio da Capitania dos Portos do Estado da Bahia, situado na Avenida das Naus, s/nº, Conceição da Praia, Salvador – Bahia,onde foi instalado provisoriamente a 1ª sede do COMANDO NAVAL DO LESTE, em 31 de agosto de 1942.