No dia 11 de julho, o Colégio Naval sediou a 354a Reunião do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde (PAM), a qual contou com a participação do Comandante do Colégio Naval, CMG Leonardo Araujo Poppius, do Secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, atual coordenador do PAM, Cel CBMRJ Escarani e de representantes de várias instituições públicas e privadas de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.
O PAM foi oficialmente constituído em janeiro de 1994, com o objetivo principal de estabelecer procedimentos básicos para as ações de cooperação conjunta das instituições integrantes. O Plano é um sistema operacional unificado, eficiente e eficaz, que visa ao controle de eventuais emergências agravadas, em qualquer uma das instituições integrantes ou em situações em que as instituições integrantes julguem conveniente adotar uma posição preventiva para evitar futuros sinistros.
Nesses 39 anos de existência, o PAM esteve presente em vários eventos emergenciais, como nas fortes chuvas de 2010 e de abril de 2022. Nossa Marinha também já acionou o PAM. Em 2015, a DelAReis solicitou embarcações de grande porte, a fim de ajudar no resgate de embarcação à deriva em alto-mar. Da mesma forma, o Colégio Naval e a DelAReis são acionados nas emergências que ocorrem nas ilhas. Destaca-se ainda a campanha de conscientização de trânsito, o EDUCAPAM, que visa a reduzir o número de acidentes na BR-101.
Ao final da reunião, o CMG Poppius parabenizou os membros e ressaltou a importância do Plano para a região.
