O Colégio Naval (CN) sediou, nos dias 14 e 15 de julho, um dos eventos mais tradicionais de seu calendário desportivo, a competição entre a Escola Naval (EN) e o CN. O evento, que já está em sua sexagésima nona edição, celebra a primeira vez na história em que alunas e aspirantes do sexo feminino, competiram entre si, marcando para sempre esta tradicional disputa.
Ao longo dos dois dias de competição foram disputadas as seguintes modalidades: esgrima, basquete, orientação, judô, atletismo, canoagem oceânica, triatlo, xadrez, tiro, escaler a remo, natação, voleibol e futebol de campo. Ressalta-se que o grupo pioneiro de alunas do Colégio Naval participou das disputas de orientação, atletismo, tiro e esgrima, com destaque para o clima de harmoniosa cooperação desportiva e respeito mútuo entre as delegações.
A competição contou com a presença do Contra-Almirante Adriano Marcelino Batista, Comandante da Escola Naval, que, juntamente com o Comandante do Colégio Naval, O Capitão de Mar e Guerra Leonardo Araujo Poppius, acompanhou as disputas de perto e presidiu as cerimônias de abertura e encerramento.
Competições desse tipo são importantes dentro da formação dos futuros oficiais da Marinha, pois o esporte, além de ser um dos pilares da formação dos alunos, proporciona o aprimoramento da capacidade física do militar, mantendo sua higidez física, fazendo com que valores, como disciplina, determinação, coragem, espírito de corpo, camaradagem, autoconfiança e dedicação, tornem-se rotina na vida do militar.
