Slots 777

A edição da Lei 4.320/64 introduziu o conceito de orçamento-programa como instrumento de operacionalização do planejamento governamental. Da implementação da então nova sistemática de planejamento, organizada por programas, projetos e atividades, emergiu a necessidade de criação de um sistema de controle da ação administrativa planejada, que determinou a introdução dos conceitos de Controle Interno e Controle Externo no serviço público.

 

Temos, assim, a seguinte conceituação:

 

Controle Interno: Compreende as atividades de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial, administrativa e operacional das unidades dos poderes da União e das entidades da administração indireta, assim como as de verificação e avaliação dos resultados obtidos pelos administradores. É exercido internamente por órgão de controle inerente ao âmbito das organizações e tem por finalidade, além das atinentes às atividades já descritas, apoiar o Controle Externo no exercício de sua missão.

 

Órgãos do Controle Interno na MB: Secretaria-Geral da Marinha(SGM), Diretoria de Finanças da Marinha(DFM) e Diretoria de Administração da Marinha(DAdM). Com a criação do Ministério da Defesa(MD), atuam em auxílio à Secretaria de Controle Interno (CISET) do MD(orgão setorial da estrutura do Poder Executivo Federal). No poder Executivo, o Controle Interno é exercido pela Secretaria de Fiscalização e Controle(SFC).

 

Controle Externo: Visa comprovar a legalidade, legitimidade, moralidade, economicidade e a regularidade da utilização, arrecadação, guarda, gerenciamento e administração dos dinheiros, bens e valores públicos, bem como a fiel execução dos orçamentos da União e programas de governo. É exercido pelo Congresso Nacional, auxiliado pelo Tribunal de Contas da União que possui, dentre outras atribuições, a competência para julgar as contas dos administradores e demais responsáveis perante a União. O órgão do Controle Externo é o Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Sistema de Controle Interno - Art. 74 da Constituição Federal (CF)

 

“Art.74 O Poder Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

 

I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

 

II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

 

III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

 

IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

 

§ 1º-Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.”

Slots 777 Mapa do site

1234