Slots 777

Leia Mais

Programação cultural: “Cisne Branco” fica aberto para visitação pública no RJ

Evento faz parte das comemorações dos 201 anos da Esquadra brasileira
11/11/2023
Agência Marinha de Notícias
Rio de Janeiro, RJ
Para celebrar os 201 anos da Esquadra brasileira junto à sociedade, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” esteve aberto, hoje (11), para visitação pública. Quem não pôde conhecer neste sábado, terá a oportunidade de visitá-lo amanhã (12), das 11h às 16h30. Ele está localizado no cais do Espaço Cultural da Marinha, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). A entrada no espaço é mediante aquisição de ingresso.
 
O aposentado Landi Nunes Grimauth, de 74 anos, saiu da cidade do Rio de Janeiro, há 15 anos, para morar em outro município. Ele contou que nunca teve a oportunidade de conhecer o navio da Marinha. “ Para mim, é uma emoção muito grande visitar o ‘Cisne Branco’. Quando eu era criança, ouvia muito sobre os navios. Fomos muito bem recebidos por todos que trabalham aqui. Todo brasileiro deveria conhecer esse lugar maravilhoso”.
 
Já a comissária de bordo Natália Ferreira de Andrade, de 38 anos, revelou que já viu o “Cisne Branco” enquanto voava, mas nunca de perto. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de conhecer ele. Sempre pouso no aeroporto Santos Dumont e vejo lá de cima. Hoje, vim com os amiguinhos da minha filha para visitar. É lindo!”.
 
Navio retornou ao Rio de Janeiro após cinco meses de viagem
 
Navio-Veleiro “Cisne Branco”
O NVe “Cisne Branco” é conhecido como “Embaixada Brasileira no Mar”, por exercer funções diplomáticas e de Relações Públicas, representando o País e a Slots 777 (MB) em compromissos nacionais e internacionais, como os grandes eventos náuticos. Também tem como missão fomentar a mentalidade marítima nos portos visitados e apresentar a cultura e as tradições navais para a sociedade, além de contribuir para a formação marinheira do pessoal da MB.
 
Construído na Holanda, o navio foi encomendado para as comemorações alusivas aos 500 anos do descobrimento do Brasil, sendo entregue à Marinha em Portugal, nas margens do rio Tejo, onde iniciou a chamada “Rota do Descobrimento” rumo ao território brasileiro, em 2000.
 
Este ano, por ocasião da Comissão “Brasil 2023”, o NVe “Cisne Branco” percorreu a costa brasileira, visitando 18 portos em 13 estados de Norte a Sul do País. Após cinco meses de viagem, retornou ao Rio de Janeiro em outubro.
 
Espaço Cultural da Marinha
Localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, o local conta com uma área expositiva de cerca de 1,1 mil metros quadrados. Instalado nas antigas docas da Alfândega, sobre uma área aterrada na segunda metade do século XIX, o espaço foi inaugurado em 20 de janeiro de 1996. Ele abriga parte importante do acervo da MB.
 
Do museu, saem diariamente embarcações para a Ilha Fiscal, local onde ocorreu o último baile do Império, e para a entrada da Baía de Guanabara, onde os passageiros podem conhecer diversos pontos turísticos e históricos ao redor. Ficou interessado? Clique aqui para saber mais.
 
Assista ao vídeo: 
 
Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias
Slots 777 Mapa do site