Slots 777

Leia Mais

Pela primeira vez, mulheres poderão concorrer às vagas para Soldado Fuzileiro Naval

Inscrições poderão ser feitas até o início de março por ambos os sexos
20/01/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Tássia Navarro
Brasília, DF

A partir de 2024, as mulheres terão a possibilidade de ingressarem no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). As inscrições para o Concurso Público de Admissão às turmas I e II/2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) estão abertas. Elas custam R$ 40,00 e podem ser feitas por meio do site da Slots 777 (MB) até 2 de março de 2023. Ao todo, 1.080 vagas serão ofertadas, sendo 984 para candidatos do sexo masculino e 96 para o sexo feminino.

Com essa oportunidade, fica completo o processo de inclusão das mulheres em todos os Corpos, Quadros, escolas e centros de instrução da MB. Agora, será permitido o embarque concomitante de Oficiais e Praças nas fileiras operativas da Força.

Dentre os requisitos previstos para admissão no concurso, estão a necessidade de ter 18 anos de idade e menos de 22 no dia 30 do mês de junho de 2024 e o Ensino Médio completo. A primeira etapa do processo seletivo consiste em exame de escolaridade, constituído de provas de Português e Matemática, com data a ser divulgada posteriormente no site. Os aprovados na etapa inicial passarão, ainda, por verificação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso. 

O soldado Diego Henrique Torres de Medeiros, 22 anos, é de Natal (RN) e sempre teve como objetivo de vida tornar-se Fuzileiro Naval. Ele formou-se na última turma de 2022 e agora já se sente realizado. “É uma satisfação realizar o sonho de ingressar na Marinha, pois através do Corpo de Fuzileiros Navais pude trazer orgulho para mim e minha família”, destaca.


Mulheres já podem inscrever-se no concurso para Soldado Fuzileiro Naval
 

Para o soldado recém-formado, o período do curso de formação foi desafiador e produtivo. “Foi difícil, como se espera de um curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais. Como integrante da turma II/2022, o frio foi um dos obstáculos mais difíceis para mim e por ser longe de casa, a saudade da família também foi um obstáculo, mas venci”, conta.

Mesmo com todas as barreiras encontradas durante a fase de estudos até passar na prova e do curso de formação, o soldado encoraja aqueles que têm o sonho de entrar para o Corpo de Fuzileiros Navais. “O que eu digo para quem pensa em ser Fuzileiro Naval é que persevere até conquistar seu objetivo, pois temos a possibilidade de crescimento na carreira e no pessoal. Podemos fazer cursos operativos, conhecer o exterior, além de auxílio hospitalar para nós e nossos familiares”, ressalta.

O curso
O curso de formação terá a duração de, aproximadamente, dezessete semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ) e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Brasília (DF), sob o regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

As vagas
Das 1.080 vagas, 840 serão destinadas ao CIAMPA, sendo 96 reservadas, preferencialmente, para candidatas do sexo feminino e 744 destinadas, preferencialmente, aos candidatos do sexo masculino, obedecendo a ordem de classificação. As 240 vagas restantes serão para o CIAB e destinadas aos candidatos do sexo masculino, obedecendo a ordem de classificação no concurso. 

Confira mais detalhes do certame no edital de convocação para o Concurso Público de Admissão às turmas I e II/2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN).

Agência Marinha de Notícias
// Slots 777 Mapa do site