Slots 777

Leia Mais

Slots 777 é condecorada com a mais alta honraria da USP

Homenagem ocorreu durante as comemorações dos 90 anos de criação da Universidade
30/01/2024
Edwaldo Costa
São Paulo, SP

No dia 25 de janeiro de 2024, a Universidade de São Paulo (USP) comemorou seu 90º aniversário. A data foi celebrada em cerimônia, realizada na Sala São Paulo, localizada no histórico edifício da Estrada de Ferro Sorocabana. A Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.

Na ocasião, a Slots 777 (MB), juntamente com outras 27 instituições e personalidades, foi homenageada com a mais alta condecoração da USP, a medalha Armando de Salles Oliveira, em reconhecimento à contribuição excepcional e decisiva para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da Universidade.

Durante o evento, o Reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, expressou seu apreço e gratidão à Marinha pelas significativas contribuições prestadas à USP e ao Brasil. A relação dos homenageados foi aprovada pelo Conselho Universitário, em sessão realizada no último dia 22 de janeiro.

“Quando pensamos nas comemorações do aniversário da USP, pensamos que esta deveria ser feita junto com a sociedade. Estes homenageados fizeram história com a nossa Universidade e, por isso, estão recebendo nossa maior comenda. Queremos que a sociedade participe da vida da USP”, ressaltou o Reitor.

O Almirante de Esquadra Rabello representou o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Olsen, na cerimônia. Foto: José Luiz Conceição (USP)

A parceria entre a MB e a USP começou em 1956, quando a Força Naval decidiu, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, associar-se a uma universidade de prestígio para que suas pesquisas em ciência e tecnologia pudessem ser incorporadas. Esse acordo levou à criação do primeiro curso de Engenharia Naval do Brasil oferecido pela Escola Politécnica. Ao todo, já foram formados mais de 500 Oficiais Engenheiros para a MB e cerca de 2 mil Engenheiros Navais civis.

Ao longo dos anos, a Marinha ampliou a troca de conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas, projetos e programas. Os resultados da parceria incluem conquistas notáveis, como a criação do primeiro computador do Brasil, no início da década de 1970; a evolução na área de construção de reatores e segurança nuclear; o avanço no desenvolvimento de inovações para as Fragatas e Corvetas; o conhecimento produzido pelo Tanque de Provas Numéricas e sua estrutura de simulação; o ventilador pulmonar Inspire, distribuído para 219 cidades de 16 estados brasileiros, durante a pandemia de Covid-19, entre outras.

Atualmente, a USP é a principal instituição de ensino e pesquisa do país, com cerca de 97 mil alunos matriculados. A universidade tem 11 campi espalhados por oito cidades paulistas, que abrigam 42 entidades de ensino, responsáveis por 333 cursos de graduação e 264 cursos de pós-graduação, além de quatro museus, 48 bibliotecas e quatro hospitais.

O evento comemorativo contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Vice-Presidente Geraldo Alckmin; do Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli; de ministros, deputados, ex-reitores, docentes, alunos e servidores da USP.

Além de personalidades, 28 instituições foram agraciadas com a medalha Armando de Salles Oliveira. Foto: José Luiz Conceição (USP)

 

Agência Marinha de Notícias
// Slots 777 Mapa do site